Aikido na Zona Leste de São Paulo

No início da década de 1990 a zona Leste de São Paulo ainda não tinha um dojo de Aikido e qualquer pessoa que quisesse treinar precisava se deslocar para aqueles bairros com colônias japonesas, principalmente para a zona Sul. Por isso o Sensei Makoto Nishida, a convite de alunos de sua academia (ACAM) que também praticavam Karatê e possuíam um dojo com amplo tatame no bairro do Tatuapé, resolve expandir a oportunidade de treinos na região. Antes mesmo de iniciar as aulas e vendo-se impossibilitado pela falta de tempo e pela distância passa a incumbência de dar aulas a outro aluno, Maurício Pereira Francischelli, que em Janeiro de 1992 inicia as aulas de aikido na Academia Resistência sob a supervisão do Sensei Nishida.

E em 2011 o Sensei Francischelli inicia o Blog Higashi Aikido para compartilhar suas experiências em artes marciais.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Aikido se aprende

Respondendo a dúvida de um aluno quanto ao termo - Aikido não se ensina.

Quanto ao possível dito de O-sensei, ou de algum outro mestre de Aikido, - Aikido não se ensina -, posso afirmar que, Aikido se ensina sim, de um jeito diferente, mas se ensina. Aikido não é apenas uma técnica marcial ou um conjunto de exercícios conjugados que objetivam controlar a ação de um agressor ou parceiro de treino, mas sim, um método de treinar e desenvolver a inteligência corporal através desses meios. O fundamento norteador do desenvolvimento é: o esforço que o aprendiz faz ao tentar, por meio de sua observação, somado aos sentidos táteis e emocionais, trilhar o caminho do Aikido.
Porém o Aikido é uma arte e sendo assim está sujeita a interpretações e críticas. Devido às diversas interpretações professores propagam versões diferentes de Aikido. Algumas versões (estilos) são mais esportivas, outras mais interiorizadas, às vezes eu tento observar se práticas intituladas como Aikido possuem pelo menos alguns dos aspectos deixados pelo Fundador. Outras vezes observo em outras artes (nem todas marciais) muito de nosso Aikido.
Concluindo: Um dos motivos pelo qual eu procuro "não ensinar Aikido" é devido a tentativa de interferir o mínimo possível na forma como os alunos interpretam a arte. Meu método consiste em expressar a arte de acordo com os fundamentos do Aikido e permitir que o aluno aprenda com a observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sensei Francischelli

Minha foto
Professor de Aikido desde 1992 no Bairro do Tatuapé em São Paulo e designer gráfico. O Dojo Francischelli Fica na rua Santa Maria, 471, Tatuapé. Cel.: 7953-6864

Seguidores